Na atualidade, para se resgatar algo da natureza para as gerações futuras, não são suficientes os argumentos éticos ou estéticos.
Hoje até é necessário demonstrar que cuidar das mais belas paisagens naturais tem valor de mercado e que para se investir na manutenção de serviços vitais, como os que brindam a água ou o ar, há de se provar previamente que é economicamente rentável.
Se não se aportam provas que sejam aceitáveis para os todo poderosos e insensíveis deuses da economia liberal, as paisagens serão extintas e os humanos poderão morrer.
A natureza contida nas áreas naturais protegidas, têm muito valor para aumentar o potencial econômico das regiões que já são ou que poderão ser pólos turísticos.
Quiçá assim, só assim, os nossos netos verão um pouco do que nós tivemos a sorte de ver.
A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e dever de todos.
Ambiente equilibrado é resultado das atitudes diretas do ser humano.
Ambiente equilibrado é resultado das atitudes diretas do ser humano.
Ideal para a prática do turismo rural e de aventura, o município de Iguaí, situado na região sudoeste do estado, a 497 quilômetros de Salvador, a 130 km de Ilhéus e a 120 km de Vitória da Conquista, vem se despontando como roteiro do ecoturismo e do turismo rural. São várias as trilhas que possui e que vêm encantando os que visitam a região, como a do Rio Preto, com mais de nove cachoeiras; a do Riachão de Camberiba, com as belíssimas cachoeiras de Bequinha e de Dino; do rio do Silvano, com mais de 15 cachoeiras; do rio dos Índios e Gongogi, dentre outras, apresentando cenário de rara beleza natural com exuberantes vales, serras e corredeiras.
Outros pontos, como a Serra do Ouro, com seus 1.226 metros de altitude, de onde se vislumbra belíssima vista panorâmica, é um local que, além de rara beleza, é ideal para a pratica do turismo rural e de aventura. Parte do potencial turístico está na sua história de pouso de Tropeiros, nas 180 cachoeiras, corredeiras, rios, nascentes, serras e vales localizados no município. Os visitantes têm a opção de fazer caminhadas ou cavalgadas em trilhas e observar a vida no campo, aproveitando tudo o que a natureza em volta oferece. O município é rico em nascentes, rios e cachoeiras, formando belíssimas paisagens, trilhas e roteiros de fazer inveja a qualquer região onde as águas predominem.
Com uma grande quantidade de rios, montanhas, cachoeiras e formações rochosas ideais para o turismo ecológico e de aventura, Iguaí ainda é um município que ainda depende de melhorar a oferta de infra-estrutura para receber visitantes, as pousadas são pequenas, mas tem restaurantes e atrativos, Porém, já é procurado por visitantes que apreciam a natureza. A população ainda não tomou consciência do potencial para o turismo. São pequenas corredeiras e inúmeras cachoeiras, num total de aproximadamente 180 quedas e 609 nascentes. Iguaí ainda ensaia os primeiros passos rumo ao turismo auto-sustentável.
Iguaí possui Área de Preservação Ambiental
O município de Iguaí possui uma Área de Preservação Ambiental, criada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, através do decreto nº 10.194 de 27 de dezembro de 2006. Para que isso viesse a acontecer, foi realizado um diagnóstico para verificar as potencialidades existentes na região, além de uma consulta à administração municipal, à sociedade iguaiense e aos proprietários de terras para que o projeto fosse aprovado. A partir daí, o governo do Estado publicou o Decreto de criação da unidade de conservação no Diário Oficial. Não houve desapropriação dos imóveis rurais que existem na região, no entanto, é a terra deve ser utilizada de forma sustentável e ordenada, levando-se em conta a necessidade da preservação do meio ambiente.
A criação da Área de Proteção Ambiental (APA) irá contribuir para a preservação desse patrimônio natural do nosso município, que tem como referência o Rio Gongogi, integrante da sub-bacia do Rio de Contas, cuja nascente está na Chapada Diamantina, mas que deságua em Itacaré, no Sul da Bahia.
FONTE: Iguaí mix.com
DECRETO PARA A CRIAÇÃO DA APA SERRA DO OURO
DO MUNICÍPIO DE IGUAÍ - BAHIA
DECRETO Nº 10.194 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006
Cria a Área de Proteção Ambiental - APA da Serra do Ouro, no Município de Iguaí, e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, à vista do disposto na Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2002, que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação, e nas Leis nos 7.799, de 07 de fevereiro de 2001, e 6.569, de 17 de janeiro de 1994,
Fotos da fazenda Shalon Iguai Ba onde ambientes naturais são preservados.
Muito interessante , seria muito bom se todos pensassem como você ;*
ResponderExcluirBeijoos muito bom mesmo adoreei /#